No nosso casamento, taça personalizada com nossas iniciais. |
A Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champagne de Reims, França. A história de Veuve Clicquot começou quando em 1805, Nicole-Barce Ponsardin fica viúva de François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, fundador da vinícola Clicquot. Naquela época, os negócios da família dividiam-se em atividades de produção de champagne, serviços bancários e comercialização de lã. Madame Clicquot resolveu então concentrar esforços na produção de champanhe (ufa!). Foi em 1810 que originou o primeiro champagne millesimé, ou seja, de uma única safra; neste ano inclusive foi que a Maison Clicquot passa a se chamar Veuve Clicquot-Ponsardin.
Olha ela aí no primeiro grande dia da minha vida... |
Com ajuda de Antoine de Müller, desenvolveu em 1816 o processo “remuage” - que consistia em uma mesa com furos, onde eram encaixadas as garrafas de ponta cabeça para que os depósitos se acumulassem no gargalo para posterior remoção; esse processo retira o sedimento do champanhe, tornando-o mais cristalino. Para conseguir manter o processo em segredo, Madame Clicquot utilizou de um sistema de participação nos lucros a empregados em posições-chave.
Foi em 1816 inclusive que as primeiras garrafas de Veuve Clicquot chegaram ao Brasil - deveriam atender uma encomenda feita por carta escrita de próprio punho por D. Pedro II.
Então em 1972, para comemorar o bicentenário da empresa, lançaram a edição La Grande Dame, em homenagem à Madame Clicquot, com tampa de metal nas garrafas que servia como segurança para os compradores - assim poderia se identificar a legitimidade do produto da Maison Veuve Clicquot-Ponsardin.
A entrada de Veuve Clicquot. - Foto: Yes, we cooking |
Se você for a Reims, é possível visitar a grande cave da Clicquot. Construída em 1910 e com 24 quilômetros, ela abriga todo o champanhe produzido - a cave fica a 18 metros de profundidade para manter a temperatura e umidade ideal. Já numa parte reservada do subterrâneo gelado estão armazenados os champagnes de safras antigas - a mais antiga data de 1904. No final do tour é possível degustar e comprar os champagnes, além de acessórios da marca. Mas lembre-se de reservar antes!
Bom, a segunda vez que degustei o champagne VeuveClicquot foi quando mudamos para nosso apartamento - desta vez celebramos só nós dois, num momento calmo, só nosso. Quer saber? M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-!-!-!
Nota: Na segunda vez não tenho foto...