26 de junho de 2011

Bisteca de porco ao molho de maçã verde e purê de batata com rúcula

Sim, definitivamente eu sou uma mulher de sorte. 

Não sei cozinhar, não gosto e a verdade é que não tenho muita intenção de aprender. Mas não é que eu não sei cozinhar e por conta disso não sobrevivo sozinha; faço alguma coisinha, mas por necessidade e não por prazer - meu prazer mesmo é comer.

Para minha grande felicidade meu marido cozinha - faz tudo muito bem e adora cozinhar! Não é perfeito? Calma gente, ele é MEU! :-)

Aliás, foi por conta dele que desenvolvi minha paixão por vinhos e cervejas - como eu não gosto de nada na cozinha, pensei de que forma poderia ajudar, sem precisar estar na cozinha. Foi então que ele sugeriu o vinho e eu adorei! Aprimorei para cerveja também...rsrsrs

Por isso, todos os pratos que eu postar neste blog são de autoria do Bruno - meu marido. Os acompanhamentos - bebida e sobremesa - é que ficam por minha conta.

Hoje o dia está gostoso - um solzinho lá fora que não nos incomoda, um ventinho suave...

O prato de hoje foi bisteca de porco ao molho de maçã verde e purê de batata com rúcula! 

Ontem fomos no mercado e compramos coisas para abastecer a geladeira; quando passamos pela bisteca ele teve a idéia deste prato. Voltamos para casa e o Bruno consultou o livro Chef Profissional - uma excelente referência para quem gosta de gastronomia e quer aperfeiçoar ou aprender novas técnicas culinárias.

Ele não me deixou entrar na cozinha hoje porque queria montar o prato e trazer para mesa pronto para eu babar. Eu sabia o que seria servido, mas não os toques especiais. Eis o que este mocinho me apresenta:



Os ingredientes utilizados neste prato foram:

02 bistecas de porco
02 maçãs verdes
04 batatas grandes
cebolinha
rúcula
alho
sal 
pimenta do reino
açúcar
manteiga
tomilho

O preparo foi relativamente simples:

Purê de Batatas

Cozinhe as batatas até que a casca começe a rachar e em seguida, com a ajuda de um pano, segure a batata e vá retirando a casca com uma faca pequena.
Amasse bem as batas, tempere com sal e pimenta a gosto e coloque na panela com fogo baixo.
Coloque um pedaço de manteiga e vá misturando bem. A manteiga vai ajudar a deixar o purê mais liso.
Logo em seguida misture ao purê a rúcula previamente refogada (levemente) com alho bem fritinho. Novamente, misture bem até ficar bem homogêneo.

Bistecas:

Tempere bem as bistecas com sal e pimenta a gosto e um pouco de tomilho. É bom temperar com alguma antecedência (30 a 40 min.) para o tempero pegar bem na carne.
Frite em uma frigideira de fundo pesado bem quente até ficar dourado dos dois lados.

Molho de Maçã Verde:

Bata as maçãs com um pouco de água no processador até formar um purê bem concentrado. 
Em uma panela, caramelize um pouco de açucar (com água) e em seguida adicione o purê. Deixe cozinhar bem até começar a borbulhar e soltar um forte cheiro doce (vá misturando de vez em quando para não queimar).
Coe a mistura, despreze o purê e reserve o líquido.
Volte com o líquido para a panela e em fogo baixo, deixe o líquido reduzir (se quiser, adicione um pouco de licor 43).

Montagem:

Em um prato, coloque uma porção do purê no centro e apoie a bisteca pela lateral.
Regue um pouco do molho em cima da bisteca e sirva.




Para acompanhar, uma cerveja Pilsen - só não vou postar o nome porque hoje foi uma bem comercial.


 Para fechar o dia, fizémos à noite um cafezinho com pão de queijo e requeijão!


Agora me diz, não sou sortuda?


PageRank