18 de julho de 2011

Le Cordon Bleu

Pessoal, passando aqui rapidinho para divulgar uma coisa que achei maravilhosa: a Le Cordon Bleu, instituição reconhecida como uma das mais importantes do mundo em formação culinária e gestão hoteleira, divulgou que as aulas começam em fevereiro de 2012, no Rio de Janeiro, primeira cidade brasileira a sediar uma unidade da instituição.

Onde eu vi isso? Passa lá no http://vejario.abril.com.br/especial/reportagens/andre-cointreau-632254.shtml e veja o que André Cointreau disse para os jornalistas da Veja Rio.

Crédito de Imagem: Casa da Notícia

Bjossssssss

17 de julho de 2011

Nespresso com cookies de pêra!

Somos apaixonados por café e por isso, na primeira oportunidade depois de pesquisar qual seria nosso objeto de desejo, adquirimos uma máquina Nespresso - a Pixie.

Minha Pixie Titan

A Pixie é uma máquina pequena, leve - pesa 2,8 Kg, rápida - aquece a água em 25 segundos, desliga automaticamente depois de nove minutos de inatividade e possui compartimento para armazenar as cápsulas utilizadas - ao invés de ter que tirar a cápsula para fazer cada café, o compartimento permite que após fazer uma xícara você insira outra cápsula para preparar a xícara seguinte. Devo confessar porém que não gostei deste compartimento - é útil quando recebemos visitas, pois não fica um tira e põe de cápsula, mas fica nojentinho...


Quando adquirimos ficamos na dúvida se o "Kit Welcome" estava incluso, mas para nossa grata "surpresa", veio! São 16 cápsulas, dividas em categorias, que copio do "manual" que recebi:

Crédito de imagem: Mundo das Tribos



Blends espresso:
Ristretto - poderoso e contrastante, intensidade 10
Arpeggio - intenso e cremoso, intensidade 09
Roma - encorpado e balanceado, intensidade 08
Livanto - harmonizado e balanceado, intensidade 06
Capriccio - rico e diferenciado, intensidade 05
Volluto - adocicado e frutado, intensidade 04
Cosi - leve e com um toque de limão, intensidade 03


Espresso Pure Origin:
Indriya from India - potente e picante, intensidade 10
Rosabaya de Colombia - frutado e equilibrado, intensidade 06
Dulsão do Brasil - adocicado e suave, intensidade 05


Lungos:
Fortissimo Lungo - estruturado e intenso, intensidade 07
Vivalto Lungo - complexo e balanceado, intensidade 04
Finezzo Lungo - floral e refrescante, intensidade 03


Descafeinados:
Decaffeinato Intenso - denso e poderoso, intensidade 07
Decaffeinato Lungo - suave e saboroso, intensidade 03
Decaffeinato - frutado e delicado, intensidade 02


Crédito de imagem: Capsulandia


Já degustamos algumas cápsulas. A primeira cápsula que degustei foi Rosabaya - não gostei; achei muito cítrico - as notas aromáticas incluem groselha preta, mirtilo e groselha vermelha. Fiquei apaixonada pelo Arpeggio - é um puro arábica, denso, reforçado por notas de cacau - apesar da intensidade forte, o cacau o torna aveludado. Outro muito gostoso é o Livanto - outro puro arábica, de torrefação média e notas caramelizadas. O Indriya é fortíssimo - este meu marido que degustou - e até ele que gosta de café forte me disse que este não é para qualquer um.

Crédito de Imagem: UK Business

Meu marido degustou também o Ristretto - mistura de arábicas da América do Sul e da África, encorpado e levemente frutado (levemente!). Ele gostou bastante; mas algo não me agradou - talvez sua intensidade fosse demais para o meu paladar.

Crédito de imagem: Next Day Coffee



O Capriccio agradou aos dois - é uma mistura das arábicas da América do Sul  com um toque de Robusta e cereais - a intensidade balanceada foi interessante para agradar dois paladares tão diferentes. Outro foi o Volluto - puro arábica da América Central, com notas de cereais e por incrível que pareça, meu primeiro admiradíssimo frutado.


Crédito de imagem: NWT



Decidimos fazer nosso primeiro pedido de cápsulas que já tínhamos degustado - Arpeggio, Ristretto, Capriccio, Livanto e Volluto - e é incrível como pensam em tudo - a boutique online Nespresso possui acessórios para todos os gostos - suporte de cápsulas novas e usadas, xícaras - inclusive banhadas a ouro, colheres, mixer e açúcar. Compramos além das cápsulas, um pacote de açúcar - é que cada envelope possui a quantidade recomendada de açúcar que não compromete o sabor do café.

Crédito de imagem: Thais e Estevão



Para melhorar, o pedido fica gravado; quando você quiser repetir basta um clique. Além disso, você pode se cadastrar para que, baseado no volume de pedido de cápsulas, a Nestlé envie um comunicado para seu e-mail para descalcificar a máquina - processo para evitar a formação de camada de cálcio que pode mudar o sabor do café e que prejudica o funcionamento da máquina.


O acompanhamento do café foram os cookies de pêra adquiridos no Pão de Açúcar - leve, com aroma de pêra marcante e ainda mais delicioso com café.



Resumindo: meu final de semana foi muito difícil! Rsrsrs

16 de julho de 2011

Veuve Clicquot

Essa semana, no curso de edição gráfica, falávamos sobre logotipos, quando numa pesquisa no Blog Mundo das Marcas achei a marca que me fez recordar duas ocasiões muito especiais na minha vida - Veuve Clicquot.

No nosso casamento, taça personalizada com nossas iniciais.

A Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champagne de Reims, França. A história de Veuve Clicquot começou quando em 1805, Nicole-Barce Ponsardin fica viúva de François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, fundador da vinícola Clicquot. Naquela época, os negócios da família dividiam-se em atividades de produção de champagne, serviços bancários e comercialização de lã. Madame Clicquot resolveu então concentrar esforços na produção de champanhe (ufa!).  Foi em 1810 que originou o primeiro champagne millesimé, ou seja, de uma única safra; neste ano inclusive foi que a Maison Clicquot passa a se chamar Veuve Clicquot-Ponsardin. 


Olha ela aí no primeiro grande dia da minha vida...

Com ajuda de Antoine de Müller, desenvolveu em 1816 o processo “remuage” - que consistia em uma mesa com furos, onde eram encaixadas as garrafas de ponta cabeça para que os depósitos se acumulassem no gargalo para posterior remoção; esse processo retira o sedimento do champanhe, tornando-o mais cristalino. Para conseguir manter o processo em segredo, Madame Clicquot utilizou de um sistema de participação nos lucros a empregados em posições-chave.

Foi em 1816 inclusive que as primeiras garrafas de Veuve Clicquot chegaram ao Brasil - deveriam atender uma encomenda feita por carta escrita de próprio punho por D. Pedro II. 

Então em 1972, para comemorar o bicentenário da empresa, lançaram a edição La Grande Dame, em homenagem à Madame Clicquot, com tampa de metal nas garrafas que servia como segurança para os compradores - assim poderia se identificar a legitimidade do produto da Maison Veuve Clicquot-Ponsardin. 


A entrada de Veuve Clicquot. - Foto: Yes, we cooking


Se você for a Reims, é possível visitar a grande cave da Clicquot. Construída em 1910 e com 24 quilômetros, ela abriga todo o champanhe produzido - a cave fica a 18 metros de profundidade para manter a temperatura e umidade ideal. Já numa parte reservada do subterrâneo gelado estão armazenados os champagnes de safras antigas - a mais antiga data de 1904. No final do tour é possível degustar e comprar os champagnes, além de acessórios da marca. Mas lembre-se de reservar antes!

Bom, a segunda vez que degustei o champagne VeuveClicquot foi quando mudamos para nosso apartamento - desta vez celebramos só nós dois, num momento calmo, só nosso. Quer saber? M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-!-!-!



Nota: Na segunda vez não tenho foto...

PageRank